Emenda deve garantir planetário para Americana em 2018

Anúncio foi feito pelo secretário de Cultura de Americana, Fernando Giuliani, durante inauguração do novo telescópio do observatório nesta sexta-feira


Vídeo:

O OMA (Observatório Municipal de Americana) deve receber no ano que vem um planetário com capacidade para entre 20 e 40 pessoas, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB). O anúncio foi feito pelo secretário de Cultura, Turismo e Lazer de Americana, Fernando Giuliani, durante a cerimônia de inauguração do novo telescópio do local, que contou com a presença do prefeito Omar Najar (PMDB) nesta sexta-feira (4).

Segundo Giuliani, os custos estimados para o planetário são de aproximadamente R$ 200 mil e a expectativa é de que a atração seja entregue em 2018, trazendo benefícios para alunos de escolas da cidade.

Foto: Guilherme Magnin / O Liberal
Cerimônia de inauguração de telescópio doado ao OMA contou com a presença de diversas autoridades nesta sexta-feira

“Tivemos uma surpresa aí do Macris, ele vai fazer uma emenda para finalmente trazer para Americana, para o nosso observatório, um planetário que nós já estamos estudando faz tempo, que vai também ajudar muito nessa parte educacional. É para o próximo ano, segundo o que ele me falou agora, nós vamos estar vendo o que tem de última geração e ficamos muito felizes com mais uma conquista dessa administração”, comemorou.

Telescópio

Sobre o telescópio CGXL 355mm de 14 polegadas, doado pela Santo André Empreendimentos, do empresário José Paulo Santo André, o prefeito Omar Najar destacou a importância da ajuda, ressaltando que o equipamento é de última geração e faz com que OMA se reafirme como referência na área.

Foto: Guilherme Magnin / O Liberal
Telescópio CGXL 355mm de 14 polegadas, fabricado nos Estados Unidos, foi doado pela Santo André Empreendimentos, do empresário José Paulo Santo André

“Eu agradeço ao Santo André pela parceria, a gente sabe das dificuldades no começo, que isso aqui estava completamente destruído pelo fogo e uma série de coisas e Americana pecando porque nunca deu valor para esse observatório, muitas administrações não procuraram servir às crianças, alunos que vêm aqui e pessoas que gostam da astronomia”, comentou Omar.

O OMA fica na Rua Itacolomi, no Jardim Ipiranga, atrás do Parque Ecológico de Americana. A visitação pública acontece às sextas-feiras, das 19 às 22 horas.