Em dez dias de funcionamento, app tem 26 denúncias de maus-tratos

Caso mais grave denunciado até agora por meio do sistema foi o de 12 gatos envenenados no Jardim Guanabara


Foto: Marcelo Rocha/ O Liberal
Principal intenção com o novo sistema pelo celular é a garantia de provas em denúncias de maus-tratos a animais

Lançado no início deste mês, o aplicativo “Denúncia Animal Americana” recebeu 26 denúncias de maus-tratos em 10 dias, de acordo com as informações dos organizadores. Todas elas já foram encaminhadas à Gama (Guarda Municipal de Americana) para averiguação. No período, foram 1.238 downloads do aplicativo, sendo 722 para o sistema Android e 516 para o IOS. Para baixar gratuitamente, basta procurar pelo nome do programa na loja de aplicativos.

De acordo com o idealizador do aplicativo, vereador Guilherme Tiosso (PRP), a intenção é garantir que as denúncias, antes feitas somente por telefone, aumentem e tenham provas. E isso tem ocorrido, já que em todo ano de 2017, foram 30 boletins de ocorrência em Americana.

Segundo o parlamentar, foram registrados casos na Vila Dainese, Guanabara, Primavera, Cândido Bertini, Morada do Sol, Jaguari e Zanaga, entre outros, referentes animais torturados, cachorro chorando muito (suspeita de maus tratos), animais presos para fora de cassa, na chuva e no sol, por exemplo. O caso mais grave denunciado foi o de 12 gatos envenenados no Jardim Guanabara.

“A gente acredita que o uso do aplicativo está dentro do saudável, não estão denunciando a torto e a direito, para prejudicar vizinhos. Estão enviando fotos, vídeos, tem foto e vídeo que dão indícios de que tem algo errado. Isso oferece mais credibilidade para a fiscalização. Estão usando com responsabilidade, e acho que o aplicativo vai acabar substituindo o telefone”, afirmou o vereador.

De acordo com o diretor da Gama, Marcos Guilherme, as denúncias chegaram à corporação e foram averiguadas. Ele relatou que não houve aplicação de multas até agora, mas algumas orientações.
Conforme informações da ONG Animais Têm Voz, que filtra as denúncias, foi realizado o resgate de um cachorro após relatos de maus tratos, e quatro pessoas foram notificadas para realizar melhorias para os animais.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!