Cratera causada por erosão preocupa moradores

Erosão do solo no Bosque dos Ipês, na Rua dos Lírios, abriu buraco de cerca de 10 metros de profundidade e população pede providências


Uma cratera de aproximadamente 10 metros de profundidade, causada pela erosão do solo, vem preocupando os moradores das imediações do Bosque dos Ipês, na Rua Dos Lírios, no bairro Cidade Jardim, em Americana. Os moradores alegam que já fizeram diversas reclamações junto à prefeitura nos últimos anos, mas nada foi feito e hoje o local sequer tem sinalização para evitar acidentes com pedestres e veículos.

Segundo o técnico mecânico Valtencir Miano, de 44 anos, morador da rua em questão, o problema só vem aumentando a cada ano e a preocupação maior é pela segurança das pessoas que passam pelo local, principalmente crianças, já que o risco de queda é alto.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Cratera de cerca de 10 metros de profundidade ameaça segurança de pedestres no bairro Cidade Jardim

“A erosão começou há uns quatro anos, mas, desse jeito aí, sem alambrado já faz mais de um ano. O pessoal (prefeitura) já até sinalizou algumas vezes aqui, mas o cavalete acaba caindo lá embaixo e depois não voltam para colocar de novo. À noite, ninguém vê. Se o cara passar aqui, provavelmente é perigoso cair aí e morrer, pois tem uns 10 metros de altura aí”, reclamou o técnico.

O aposentado Luiz Alonso Machado, de 72 anos, que passa pelo local com frequência, também destacou a necessidade de uma solução para o problema, que tende a aumentar com a chegada das chuvas.
“A gente fica preocupado, porque a prefeitura não tem dinheiro para arrumar, mas pode cercar para ninguém cair lá, porque se cair uma pessoa, morre”, ressaltou o aposentado.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Cratera foi causada pela erosão do solo e moradores já pediram providências para a prefeitura, mas nada foi feito

No dia 27 de agosto deste ano, um veículo com quatro pessoas acabou caindo em um barranco alguns metros antes da cratera. Na ocasião, os ocupantes do carro tiveram apenas ferimentos leves, mas o moradores da região destacam que, se tivessem caído no buraco em questão, o resultado poderia ter sido trágico.

Questionada, a Prefeitura de Americana informou que a sinalização será providenciada e que os técnicos da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos estarão avaliando a situação para ver o que pode ser feito nos próximos dias.

Revista L – BC.1
Liberal Motors – BC