Consumidor deve gastar 30% a mais com presente de Natal

Valor foi estimado com base no aumento registrado nas vendas durante as datas fortes do comércio ao longo do ano


Os lojistas de Americana projetam um aumento de 30% no valor médio das compras de Natal. O chamado “ticket médio” deve saltar dos R$ 90 para R$ 117 neste ano. Os comerciantes se mostram otimistas com a reação da economia que, segundo eles, ainda é modesta, porém, constante.

O valor foi estimado com base no aumento registrado nas vendas durante as datas fortes do comércio ao longo do ano, como o Dia das Mães e Dia das Crianças.

O aumento dos negócios faz a Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) estimar em pelo menos 3% o aumento do faturamento geral do segmento neste final de ano, em comparação a 2016.

Foto: Acia - Divulgação.JPG
Para Dimas, a volta gradativa às compras mostra que existe confiança do consumidor na recuperação plena da economia

“O Natal deve marcar essa tendência de crescimento. Depois de três anos enfrentando vendas ruins, os números atuais mostram que podemos esperar ótimos resultados para 2018”, avalia Dimas Zulian, presidente da associação. “Observamos durante o ano um gráfico ascendente das vendas”.

Apesar de o setor de vestuário, tecidos e calçados ainda manter o maior número de estabelecimentos abertos na cidade, dentro do mercado varejista, dezenas de estabelecimentos fecharam as portas desde 2014, quando a crise se agravou.

Para Dimas, a volta gradativa às compras mostra que existe confiança do consumidor na recuperação plena da economia. A inflação controlada e os juros em queda, diz, colaboram para transformar a maneira como o cidadão encara o momento.

Para incentivar as compras no Natal, a associação investe ainda em uma campanha que prevê o sorteio de um carro 0km entre os consumidores.

FUNCIONAMENTO. O horário especial do comércio de Americana nas semanas que precedem o Natal já foi definido pela Acia. A partir do dia 7 de dezembro, quinta-feira, todas as lojas vão funcionar das 9h às 22h. Nos sábados (9, 16 e 23 de dezembro), o comércio estará aberto das 9h às 18h. Há esquema especial até para os domingos. Nos dias 17 e 24, as portas permanecerão abertas das 9h às 15h.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter