Centro de Prevenção à Cegueira realiza Dia do Desafio

A partir das 9h, a ação pretende sensibilizar os cidadãos com relação às dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual


Nesta segunda-feira (19), o CPC (Centro de Prevenção à Cegueira) de Americana promove o Dia do Desafio. A partir das 9h, a ação no Terminal Metropolitano do município pretende sensibilizar os cidadãos com relação às dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual.

Usuários do CPC guiarão as pessoas pelo terminal com a utilização de vendas, a fim de que eles vivenciem os desafios diários presentes na vida de uma pessoa com deficiência visual e entendam como oferecer ajuda e auxiliá-la.

Foto: João Carlos Nascimento / O LIberal
Dificuldades que pessoas com deficiência visual encontram no Terminal definiram a escolha do local da atividade

A escolha do local levou em conta as dificuldades de locomoção enfrentadas pelos deficientes visuais, pois para que o trajeto seja percorrido com segurança é preciso que existam sinalizações sonoras adequadas.

No dia a dia, muitas pessoas com deficiência visual utilizam o Terminal de Metropolitano de Americana e alguns gestos podem auxiliá-las a transitar pelo ambiente com mais segurança. Oferecer ajuda para estas pessoas atravessarem as ruas dentro do Terminal, auxiliá-las na identificação do ônibus correto, abrir caminho para que o deficiente visual possa passar pelo local mais facilmente e evitar caminhar sobre o piso tátil são algumas ações que podem ajudá-las a seguirem seus trajetos com segurança.