Celebrações festejam os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

Paróquia do Antônio Zanaga terá missas hoje às 6, 10, 15 e 18 horas; outras igrejas realizam vários eventos


Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
ZANAGA. Na celebração desta quinta será inaugurado o nicho da imagem da santa

Os fiéis católicos celebram nesta quinta-feira os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul. Em Americana, estão previstas diversas celebrações e festividades para comemorar a data, tendo início com a tradicional queima de fogos de artifício às 6 horas na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Antônio Zanaga.

Para celebrar o aniversário da padroeira do Brasil, a Basílica Santo Antônio de Pádua realiza, às 7 horas, a Missa dos Devotos. A partir das 8, haverá a distribuição do bolo de Nossa Senhora Aparecida. Às 10h30 começa a caminhada até o Mercado Municipal e, em seguida, haverá a consagração da imagem. No local, às 12 horas, está marcada a tradicional queima de fotos. A procissão com a imagem será realizada às 17 horas e missa às 18, na Basílica.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida terá celebrações às 6, 10, 15 e 18 horas, sendo esta última com participação do bispo dom Vilson Dias de Oliveira. Nessa última missa será inaugurado o nicho da imagem da santa, que foi especialmente reformado para o aniversário de 300 anos. A comunidade realiza queima de fogos às 6 horas, meio-dia e às 19h30, além da distribuição do bolo abençoado. As festividades continuam ao longo do mês, com quermesses e show de prêmios nos próximos três sábados.

“Estamos celebrando os 300 anos que Nossa Senhora Aparecida assiste o nosso povo brasileiro. Ela que é mãe de Jesus Cristo e não nos abandonou com sua ida ao céu, mas continua intercedendo por nós”, disse o pároco Johnny Artur dos Santos.

ANDOR. A associação do bairro Cariobinha realiza, mais uma vez, a procissão da imagem e festa para as crianças. Os fiéis se reúnem a partir das 10 horas no campo de futebol do bairro, com início do terço às 11 horas. Ao meio-dia haverá a queima de fogos e passeata por todas as ruas do bairro. Este ano, a imagem conta com nova coroa e novo manto, doados especialmente para celebrar os 300 anos. A partir do meio-dia haverá a distribuição de cachorro quente, refrigerante, salgadinhos e sorvete, bem como de brinquedos às crianças – tudo foi conseguido através de doações.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores. Eles conseguiram trazer na rede o corpo da santa e depois a cabeça. Em seguida, a rede veio cheia de peixes. O relato é de 1717, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Em 1930 ela foi declarada Padroeira do Brasil.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter