Celular causa incêndio em residência no Vale das Nogueiras

Chamas tomaram conta de um cômodo no terceiro pavimento da residência, que estava fechada e vazia; ninguém ficou ferido


Uma casa foi incendiada na manhã desta quarta-feira (6) no Vale das Nogueiras, em Americana. O fogo tomou conta de um quarto da residência, e o motivo teria sido um celular que estava conectado na tomada, carregando a bateria. Ninguém ficou ferido.

Segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros do município, a casa estava fechada e vazia e os vizinhos, ao perceberem o incêndio, acionaram os proprietários da residência e a corporação.

A equipe encontrou um cômodo incendiado, no terceiro pavimento da casa, tomado por uma fumaça preta, com chamas em estado avançado. “Eu que fui o primeiro a entrar no local, pude até observar a fumaça pegando fogo, evento que ocorre quando o incêndio está no estágio mais forte”, relatou o cabo Leonardo Brancalhão Oliveira.

O incêndio foi controlado e não se espalhou para outros ambientes da residência. Segundo os bombeiros, a origem das chamas teria sido um celular que estaria conectado na tomada, carregando a bateria, em cima de uma cômoda.

“O fogo estava bem concentrado próximo à tomada, e observamos um resquício de celular. É difícil dizer o que pode ter acontecido, mas as causas deste tipo de incêndio geralmente é a utilização de carregadores paralelos, ou até defeitos do aparelho”, explicou o cabo Oliveira.

De acordo com ele, é importante certificar-se da qualidade do carregador utilizado e evitar deixar o aparelho em carregamento em cima de camas, sofás, cômodas, móveis ou objetos que podem propagar o fogo em caso de curto-circuito.

“O carregador paralelo, que não é original, não tem especificação nenhuma, não tem certificação, pode jogar correntes maiores para o aparelho e causar curtos. E o ideal é ficar no chão, ou em cima de algo que não propague o fogo”, aconselhou o bombeiro.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter