Líder da oposição diz que pronunciamento de Temer foi ‘patético’

O líder da oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), considerou "patético" o pronunciamento do presidente Michel Temer, nesta quinta-feira, 18.Para…


O líder da oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), considerou “patético” o pronunciamento do presidente Michel Temer, nesta quinta-feira, 18.

Para Costa, a situação de Temer ficou pior, pois ele admitiu a possibilidade de deixar o cargo. “O próprio cara disse que não vai renunciar, isso significa que a renúncia está sendo cogitada”, avaliou o petista.

O discurso de Temer ocorreu após o vazamento da delação de Joesley Batista, um dos donos da JBS, em que supostamente aparece dando aval a Batista para a compra do silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso em Curitiba. A gravação foi feita em ação conjunta da Polícia Federal com a Procuradoria-Geral da República. Temer nega as acusações.

Costa defende que o Congresso deve aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para antecipar a convocação de eleições diretas.

Muitos governistas, porém, dizem que a melhor saída para a crise política seria a cassação da chapa Dilma-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Costa concordou que esta seria a solução “mais rápida” para afastar Temer, mas ponderou que a opção “não se justifica do ponto de vista de Dilma Rousseff.” No caso da cassação da chapa, a ex-presidente do PT também seria punida.