Enquete popular mostra divisão sobre aborto

Uma enquete popular no site do Senado Federal já mobilizou quase 400 mil pessoas. A consulta busca verificar o apoio…


Uma enquete popular no site do Senado Federal já mobilizou quase 400 mil pessoas. A consulta busca verificar o apoio à regulação da interrupção voluntária da gravidez dentro das 12 primeiras semanas de gestação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Instados a opinar, os internautas votaram 205,1 mil vezes pelo “sim”, enquanto 192,6 mil disseram discordar da proposta.

Relator da proposta, o senador Magno Malta (PR-ES) já informou ao Estado, em setembro, ser contrário ao seu teor e disse, à época, que deveria entregar seu parecer nesse sentido este mês. Por ser uma sugestão legislativa, é preciso que o relator sugira que a proposta passe a tramitar na Casa como projeto de lei.

Enquanto outras enquetes haviam mostrado o domínio da rejeição a projetos com conteúdos similares, esse conseguiu alcançar um resultado diferente. Isso se deveu principalmente à articulação de movimentos feministas que mobilizaram a participação na enquete, tendo enfrentado a reação de grupos religiosos contrários à proposta.