HC da Unicamp apresenta plano de atendimento na Copa

O Hospital de Clínicas da Unicamp detalhou apresentou aos profissionais da unidade o plano de contingência […]


O Hospital de Clínicas da Unicamp detalhou apresentou aos profissionais da unidade o plano de contingência para atendimento em acidentes com múltiplas vítimas durante a Copa do Mundo. O HC é um dos hospitais de referência credenciados pelo Ministério da Saúde e a escolha foi motivada em função de estar localizado em uma região com alta vulnerabilidade de ocorrência de incidentes com múltiplas vítimas. A estrutura está preparada para atender até 58 pacientes graves simultaneamente.

Com o plano, o objetivo é prestar assistência coordenada, sistematizada e de qualidade às múltiplas vítimas e restabelecer a normalidade do funcionamento do hospital no menor tempo possível. O plano contempla os níveis de criticidade, que estabelecem a quantidade de vítimas que serão atendidas, considerando-se a estrutura disponível. A capacidade limite de atendimento é de 37 pacientes adultos e 21 pacientes pediátricos.

O plano ainda prevê um planejamento de fluxo de solicitações e atendimento constituído entre o Aeroporto de Guarulhos e Viracopos, Porto de Santos e a Secretaria de Estado da Saúde. Com o estabelecimento deste fluxo, a pasta manterá canal direto com o aeroporto, prestando orientações e enviando médicos e enfermeiros para o local, se necessário.

Em todo o Brasil, 10 mil profissionais de saúde foram capacitados para atuar durante a Copa do Mundo. A preparação dos profissionais da Unicamp aconteceu entre os meses de fevereiro e abril deste ano, por meio de um curso promovido pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).