A Holanda brasileira

Nacionalmente conhecida pela produção de flores e plantas ornamentais, Holambra destaca-se no cenário turístico pelas inúmeras […]


Nacionalmente conhecida pela produção de flores e plantas ornamentais, Holambra destaca-se no cenário turístico pelas inúmeras opções de passeios, compras, hospedagem e gastronomia. [img-3]O município possui menos de 12 mil habitantes e, em 1998, foi elevado a categoria de Estância Turística. Para os amantes de história, caminhar pelas ruas tranquilas da cidade observando a arquitetura típica holandesa é uma experiência encantadora.

É possível admirar o maior moinho da América Latina, conhecer o museu histórico cultural do Clube Fazenda Ribeirão e, ainda, visitar a produção de cachaça artesanal do Rancho da Cachaça. Quem prefere turismo ecológico pode optar por um passeio a cavalo, passear pelas belas praças e lagos ou conhecer a criação de jacarés-de-papo-amarelo no Sítio Estrela do Leste Arurá.

A cidade, conhecida como Capital das Flores, também cativa com seu volume na produção de flores e plantas ornamentais. São aproximadamente 350 produtores, responsáveis por 60% do abastecimento do mercado nacional e 40% da exportação nacional. O evento Expoflora também contribui para que Holambra seja lembrada pelas flores e costumes tipicamente holandeses.

Foto: Prefeitura de Holambra / Divulgação
O moinho Povos Unidos tem quase 40 metros de altura
Pontos turísticos
Moinho ‘Povos Unidos’

Localizada nos Países Baixos, a Holanda é lembrada por seus moinhos, construções com enormes pás movidas pela força dos ventos. Patrimônios arquitetônicos e culturais foram construídos para drenagem de águas, produção de energia e moagem de grãos. Holambra também tem seu moinho de vento. Trata-se de uma imponente construção batizada com o nome de ‘Povos Unidos’. Com 38,5 metros de altura, é uma réplica fiel dos moinhos holandeses. Ali, o visitante pode avistar, por meio do mirante, belas paisagens de Holambra e municípios vizinhos.

Portal da Cidade
A imponente edificação retrata a arquitetura holandesa. O local recebe os turistas, convidando e instigando para conhecer um pouco mais dos encantos da cidade das flores. No espaço também funciona o SAT (Serviço de Atendimento ao Turista), onde monitores informam e orientam sobre as opções turísticas da cidade.

Roteiro gastronômico
Vaso de flor

O doce servido em cachepô de alumínio reproduz um lindo vasinho de alstroemeria. A base é feita de bolo de coco com recheio de creme e chocolate, coberta por uma camada de biscoitos moídos, que lembram a terra adubada. “Plantada” e protegida por um tubo plástico e hidratada com água filtrada, a alstroemeria foi escolhida para decorar a sobremesa. Essa maravilha foi criada pela Casa Bela Restaurante. A flor não é comestível, mas sim um brinde decorativo e pode ser colocada em um vasinho depois.

[img-1]Hollandse Duet
O doce hollandse duet (dueto holandês) foi inspirado num tradicional creme de baunilha acompanhado pelo speculaas, um biscoito de canela e especiarias superfamoso na terra de Vincent van Gogh. A receita é da chef Juliana Meulman, da Confeitaria Zoet en Zout.

Hospedagem
Pousada Europa

Construída em estilo europeu, a Pousada Europa é uma excelente opção de hospedagem. São 20 apartamentos, além de uma ampla área de lazer. Num espaço de 18.500 metros quadrados, é possível caminhar por trilhas à sombra de árvores nativas e frutíferas e, ainda, brincar com diversos animais, como coelhos, tartarugas e patos.

Duas Marias
Todos os apartamentos e suítes do hotel Duas Marias oferecem uma linda paisagem para o lago, proporcionando um perfeito ambiente para o descanso. Rodeados por uma natureza exuberante, os turistas podem observar e chegar perto de pássaros, pavões, entre outros animais. O local também é ideal para caminhadas. Informações: (19) 3802.1611

[img-2]Expoflora
A Expoflora ocorre até o dia 23 de setembro, das 9h às 19h. Cerca de 40 paisagistas criaram 20 ambientes na mostra de paisagismo e jardinagem. A grande tendência deste ano é a harmonização de plantas ornamentais com as árvores frutíferas e as hortas urbanas para transformar os jardins em um espaço de convívio social.

Consultoria: Expoflora e Prefeitura de Holambra

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter